Estudos comprovam que o ser humano toma decisões em 90% das vezes de maneira inconsciente. Não é à toa, portanto, que o marketing tem flertado com a neurociência em diversas partes do mundo, na busca por captar informações valiosas dos consumidores e transformá-las em pontos de análise antes não considerados na gestão dos negócios.
Para serem aliados desse processo e principalmente torná-lo acessível financeiramente às empresas brasileiras, dois mestres em Neuromarketing, o capixaba Antony Moreira e o gaúcho Daniel Piardi, idealizaram o projeto Brain4Business®, que consiste em um modelo para utilização das métricas da neurociência de maneira mais simples. “Significa entender o que ocorre quando geramos estímulos em consumidores. Antes isso só era possível em grandes laboratórios, limitados a 3 ou 4 no Brasil e com pesquisas de custos altíssimos”, esclarece Antony.
Com o uso de laboratórios instalados no Espírito Santo e em Caxias do Sul e em parceria com uma startup de software da Califórnia (Estados Unidos), foi possível realizar pesquisas de reconhecimento das emoções por microexpressões faciais, impulsos elétricos cerebrais (EEG), e rastreamento ocular (eye tracking) a partir de um estímulo, utilizando ferramentas que possuem custos totalmente viáveis. “A proposta é que as empresas possam ter seus próprios dispositivos integrados a um software que funciona on-line e sob demanda. Isso é democratizar a prática da verdade para uma ciência que até então estava focada em grandes volumes teóricos”, explica Daniel.
Simplificadamente, a tecnologia permite fazer testes individuais para saber quais as respostas inconscientes a diversas situações. “Com isso é possível aprimorar anúncios, filmes, embalagens, usabilidade de sites, e-commerces, reações a aromas, cores e sons, etc., aprofundando os estudos sobre o experiência do usuário com essas peças de comunicação”, comenta Antony.
As possibilidades não param por aí. Os coachs podem utilizar o laboratório para buscar os caminhos de condução do processo do seu coach, com estímulos que integram o plano de sucesso definido no início do projeto. “Eles terão as pistas mais verdadeiras: as inconscientes, e poderão criar formas de análise e cruzamento de informações conforme sua necessidade, com emissão de relatórios”, indica Daniel.
As universidades também terão ganhos significativos com esse conjunto, pois elas poderão comprar equipamentos e sistemas para que seus alunos entendam na prática as reais métricas utilizadas pela neurociência aplicada, algo que foge completamente do modelo atual de ensino da disciplina.
O projeto Brain4Business®, além de oferecer o serviço de testes em si e a venda dos laboratórios, também tem foco no treinamento e na certificação de outros profissionais no uso da tecnologia e do conhecimento. É baseado na tríade Entender > Aprender > Praticar.
Evento no México
O projeto Brain4Business® será exposto em uma rodada de negociações pelos seus idealizadores, Antony Moreira e Daniel Piardi, na próxima EsomarLive Latin America 2017, na Cidade do México, entre os dias 5 e 7 de abril. O evento é promovido pela Esomar (Associação Mundial de Profissionais da Pesquisa).
O tema geral deste ano é Insights, Inteligência e Inovação, e a dupla brasileira falará sobre “Entender, aprender e praticar neuromarketing não é tão caro quanto você pensa!”. O objetivo é apresentar o laboratório e o modelo desenvolvido ao público participante, composto por executivos de marketing e comercial de grandes companhias globais como Ambev, Avon, Coca-Cola, Pepsico, Unilever, Sony, HBO, Mondelez, Ibope, TV Globo, Fox, entre outras.
O foco é discutir o futuro do neuromarketing, tendências, inteligência artificial, comunicação eficaz de marca, tomada de decisão do consumidor, mídias sociais e abordagens revolucionárias.